Clique aqui e baixe o Ementário do Curso!

Detalhes do Curso

  • Ato regulatório: Reconhecimento de Curso / Portaria 297 de 14/04/2015 publicada no DOU de 16/04/2015
  • Duração: 4 anos
  • Vagas anuais autorizadas: 80
  • Turnos: matutino e noturno
  • Grade e Corpo Docente:

Coordenadora do curso: Flavia Pascoal Ramos

[/vc_column_text]

 

Sobre o Curso

O curso de graduação em Nutrição, oferecido pela Faculdade São Salvador é pautado no comprometimento da Instituição com um ensino superior de qualidade que permite a formação crítica e reflexiva do profissional.

Propõe-se a formação do nutricionista envolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes; elementos esses considerados essenciais para o futuro profissional. Nesse sentido, o curso fundamenta-se na importância da relação entre:

  • conhecimentos teórico-práticos específicos da área das Ciências Biológicas e da Saúde, advindos de pesquisas básicas e aplicadas;
  • metodologias que favoreçam o desenvolvimento de habilidades próprias do nutricionista, com ênfase nas atividades práticas e de campo, e
  • fundamentos históricos, filosóficos e sociais e sua relação com a ciência da nutrição.

Assim, busca-se capacitar o discente de modo a dotar o futuro profissional dos conhecimentos necessários para competências e habilidades gerais da profissão como atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente conforme definido na Resolução CNE/CES Nº 5 que institui as diretrizes nacionais para os cursos de graduação em nutrição. Para tanto, o curso de graduação em Nutrição da Faculdade São Salvador proporciona uma abordagem ampla dos conteúdos essenciais das Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da alimentação e Nutrição e Ciência dos alimentos associada com uma sólida fundamentação humanística, tendo como eixo integrador o estudo do meio ambiente interferindo no equilíbrio fisiológico do homem.

O nutricionista diplomado pela Faculdade São Salvador terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, comprometidos com a prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde tendo como base o rigor científico. No âmbito da prática profissional desde o primeiro semestre letivo do Curso de Nutrição os alunos têm atividades e vivências práticas, tais como: disciplinas teóricas-práticas, visitas técnicas, atendimento ambulatorial, monitorias, estágios curriculares obrigatórios, atividades de extensão, dentre outras.

A disciplina teórico-prática é aquela onde as atividades de práticas se desenvolvem nos contextos extra-salas de aula como laboratórios, campos de atuação profissional e comunidade. O ensino destas disciplinas pressupõe a complementaridade teoria versus prática. Estas consistem em aulas expositivas dialogadas com seminários, oficinas, apresentação de trabalhos e estudos de caso, aulas práticas em laboratórios, como Laboratório de Avaliação Nutricional, Laboratório de Técnica Dietética e aulas em espaços externos a faculdade como escolas, creches, unidades de alimentação e nutrição, entre outros.

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. A cada semestre é divulgado na faculdade um edital com oferta de vagas para diversas disciplinas que proporciona ao aluno monitor conhecer e aprofundar os conhecimentos da disciplina, bem como a relacionar-se com professores e colegas.

Soma-se a estas atividades a oferta de minicursos, palestras, oficinas, simpósios e jornadas que se configuram como atividades complementares e que são oferecidas semestralmente pela coordenação do curso de Nutrição cabendo ressaltar a realização de eventos institucionais como a semana do meio ambiente, o outubro rosa, novembro azul, novembro negro, entre outros.

Os estágios supervisionados obrigatórios são aqueles no qual as atividades de Ensino-Aprendizagem se desenvolvem ao final do curso nos dois últimos semestres, em instituições conveniadas, mediante supervisão direta dos nutricionistas do campo de atuação e supervisão indireta dos docentes da Faculdade. Esta atividade prática objetiva o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, conferindo ao aluno a oportunidade de vivenciar a prática profissional do nutricionista antes da sua inserção no mercado de trabalho. Estes ocorrem em restaurantes e refeitórios, creches e escolas, unidades básicas de saúde e em Hospitais.

Desta forma, capacitado ao exercício de atividades em diversas esferas de atuação, a ação deste nutricionista será pautada em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.