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Detalhes do Curso

  • Ato regulatório: Portaria nº 588, de 22 de Outubro de 2014 e no DOU de 23 de Outubro de 2014
  • Duração: 4 anos
  • Vagas anuais autorizadas: 100
  • Turnos: Noturno
  • Formas de ingresso: Vestibular, Enem, Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa, Portador de Diploma.
  • Regime de matrícula: carga horária semestral

Grade Curricular do Curso

1º SEMESTRE:

  • ESCRITA ACADÊMICA I – 60H
  • HISTÓRIA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA – 60H
  • INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – 60H
  • INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA – 60H
  • OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA I – 60H
  • PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I – 60H

2º SEMESTRE:

  • ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 30H
  • CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR – 60H
  • ESCRITA ACADÊMICA II – 60H
  • OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA II – 60H
  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 60H
  • PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II – 60H
  • SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 30H

3º SEMESTRE:

  • DIDÁTICA E FORMAÇÃO DO DOCENTE – 60H
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA – 30H
  • EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO – 60H
  • EDUCAÇÃO, PSICANÁLISE E SUBJETIVIDADE – 30H
  • INFÂNCIA E MULTICULTURALISMO – 60H
  • PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III – 60H
  • VIDA E SOCIEDADE – 60H

4º SEMESTRE:

  • BRINQUEDOTECA E EDUCAÇÃO – 60H
  • CT&I E EMPREENDEDORISMO – 60H
  • EDUCAÇÃO E NOVA TECNOLOGIAS – 60H
  • METODOLOGIA DA ARTE EDUCAÇÃO – 60H
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAR – 60H

5º SEMESTRE:

  • METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENS. FUND. I – 60H
  • METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA E DA HISTÓRIA – 60H
  • METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA – 60H
  • METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENS. FUND. I – 60H

6º SEMESTRE:

  • DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 60H
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 60H
  • PRINCÍPIOS DE DEMOCRACIA E GESTÃO ESCOLAR – 30H
  • RELAÇÕES AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E EDUCAÇÃO – 60H

7º SEMESTRE:

  • FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 60H
  • MÉTODO CIENTÍFICO – PESQUISA E ESCRITA – 60H
  • MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO – 30H
  • OPTATIVA I – 60H
  • PESQUISA EM EDUCAÇÃO I – 60H
  • SEMINÁRIOS TEMÁTICOS I: LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM- 60H

8º SEMESTRE:

  • ATIVIDADES TEÓRICAS-PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO II – ÉTICA, INCLUSÃO E RESP. SOCIAL – 60H
  • INTEGRALIDADE DO SABER II – 30H
  • LIBRAS – 30H
  • PESQUISA EM EDUCAÇÃO I – ORIENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA – 60H
  • SEMINÁRIOS TEMÁTICOS II: LINGUAGEM E EXPRESSÃO ARTÍSTICA – 60H

 

TOTAL: 3240H

Coordenador do curso: Manoel Vicente da Silva Calazans

Sobre o Curso

O curso visa à formação de profissionais capazes de:

  • Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos;
  • Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e das comunidades;
  • Analisar o percurso de aprendizagem formal e informal dos alunos, identificando características cognitivas, afetivas e físicas, traços da personalidade e processo de desenvolvimento;
  • Atuar de modo adequado às características específicas dos alunos, considerando as necessidades de cuidados, as formas peculiares de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente em diferentes etapas da vida;
  • Utilizar estratégias diversificadas de avaliação de aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos;
  • Orientar as escolhas e decisões metodológicas e didáticas por princípios éticos e pressupostos epistemológicos coerentes.

Objetivos do Curso

  • Graduar docentes que atuam na Educação Básica, visando suprir a carência de profissionais qualificados;
  • Compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Oferecer Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.