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Detalhes do Curso
- Ato regulatório: Portaria nº 588, de 22 de Outubro de 2014 e no DOU de 23 de Outubro de 2014
- Duração: 4 anos
- Vagas anuais autorizadas: 100
- Turnos: Noturno
- Formas de ingresso: Vestibular, Enem, Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa, Portador de Diploma.
- Regime de matrícula: carga horária semestral
Grade Curricular do Curso
1º SEMESTRE:
- ESCRITA ACADÊMICA I – 60H
- HISTÓRIA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA – 60H
- INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – 60H
- INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA – 60H
- OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA I – 60H
- PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I – 60H
2º SEMESTRE:
- ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 30H
- CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR – 60H
- ESCRITA ACADÊMICA II – 60H
- OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA II – 60H
- PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 60H
- PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II – 60H
- SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 30H
3º SEMESTRE:
- DIDÁTICA E FORMAÇÃO DO DOCENTE – 60H
- EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA – 30H
- EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO – 60H
- EDUCAÇÃO, PSICANÁLISE E SUBJETIVIDADE – 30H
- INFÂNCIA E MULTICULTURALISMO – 60H
- PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III – 60H
- VIDA E SOCIEDADE – 60H
4º SEMESTRE:
- BRINQUEDOTECA E EDUCAÇÃO – 60H
- CT&I E EMPREENDEDORISMO – 60H
- EDUCAÇÃO E NOVA TECNOLOGIAS – 60H
- METODOLOGIA DA ARTE EDUCAÇÃO – 60H
- PROJETO DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAR – 60H
5º SEMESTRE:
- METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENS. FUND. I – 60H
- METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA E DA HISTÓRIA – 60H
- METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA – 60H
- METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENS. FUND. I – 60H
6º SEMESTRE:
- DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO INCLUSIVA – 60H
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 60H
- PRINCÍPIOS DE DEMOCRACIA E GESTÃO ESCOLAR – 30H
- RELAÇÕES AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E EDUCAÇÃO – 60H
7º SEMESTRE:
- FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 60H
- MÉTODO CIENTÍFICO – PESQUISA E ESCRITA – 60H
- MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO – 30H
- OPTATIVA I – 60H
- PESQUISA EM EDUCAÇÃO I – 60H
- SEMINÁRIOS TEMÁTICOS I: LUDICIDADE E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM- 60H
8º SEMESTRE:
- ATIVIDADES TEÓRICAS-PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO II – ÉTICA, INCLUSÃO E RESP. SOCIAL – 60H
- INTEGRALIDADE DO SABER II – 30H
- LIBRAS – 30H
- PESQUISA EM EDUCAÇÃO I – ORIENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA – 60H
- SEMINÁRIOS TEMÁTICOS II: LINGUAGEM E EXPRESSÃO ARTÍSTICA – 60H
TOTAL: 3240H
Sobre o Curso
O curso visa à formação de profissionais capazes de:
- Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos;
- Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e das comunidades;
- Analisar o percurso de aprendizagem formal e informal dos alunos, identificando características cognitivas, afetivas e físicas, traços da personalidade e processo de desenvolvimento;
- Atuar de modo adequado às características específicas dos alunos, considerando as necessidades de cuidados, as formas peculiares de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente em diferentes etapas da vida;
- Utilizar estratégias diversificadas de avaliação de aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos;
- Orientar as escolhas e decisões metodológicas e didáticas por princípios éticos e pressupostos epistemológicos coerentes.
Objetivos do Curso
- Graduar docentes que atuam na Educação Básica, visando suprir a carência de profissionais qualificados;
- Compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas;
- Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
- Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
- Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
- Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
- Oferecer Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
- Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.